Início / Notícias

Grandes campeões nacionais Simental, Simbrasil e Simlandês contam com animais do sul, sudeste e centro-oeste

Em formato virtual, consolidado por reunir genuinamente criadores de todo o Brasil, a Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) realizou a 30ª Exposição Nacional das Raças Simental e Simbrasil e a 4ª Exposição Nacional de Gado Simlandês. Os Grandes Campeões das quatro exposições foram anunciados nas noites de 28 e 29 de outubro, em evento digital disponível no youtube da ABCRSS (@simentalsimbrasil), onde estão disponíveis todos os vídeos das categorias e as avaliações dos jurados. Neste ano participaram quase 300 animais de sete estados diferentes. 

 
No Simental Corte, a Grande Campeã foi Arteka TE Sonho e Realidade do criador e expositor Wanderley Berté e família. Sua Reservada Grande Campeã foi Carlota Fustinoni, do criador Lucas Fustinoni e expositor Saexi Santo Expedito Agropecuária Ltda. Entre os machos, sagrou-se Grande Campeão o reprodutor Busco Sonho e Realidade, do criador e expositor Wanderley Berté e família, seguido por Bolero FIV do Mamado, do criador e expositor Mário Coelho Aguiar Neto
 
No Simental Leite, a Grande Campeã da noite foi Aloha Schwanfer, do criador Ubiratã Rocha Ferreira e expositor Rogério Naim Sawaia. O título de Reservada Grande Campeã Leite foi para Bel Dinda FIV da Fazenda JR, do criador e expositor Rogério Naim Sawaia. Entre os machos, o Grande Campeão foi Amadeus Aramis 2 FIV da Fazenda JR, do criador Rogério Naim Sawaia, seguido por Baltazar Aramis FIV da Fazenda JR, do criador Rogério Naim Sawaia e expositor Saexi Santo Expedito Agropecuária.
 
Raças compostas – Além da linhagens do raça Simental, o evento nacional contou com a exposição nacional do Simbrasil e do gado Simlandês. A seguir os vencedores: 
 
No Simbrasil, o título de Grande Campeã ficou com Saexi Coragem, do criador e expositor Saexi Santo Expedito Ltda. A Reservada Grande Campeã foi Saexi Dri FIV, também do criador e expositor Saexi Santo Expedito Ltda. Entre os machos, o prêmio máximo foi para Carrasco da Noara do criador e expositor Aramis Sérgio Beltrami e seu Reservado foi Saexi Capone do criador e expositor Saexi Santo Expedito Agropecuária
 
No Gado Simlandês, a fêmea Bianca da Fazenda JR, do criador Rogério Naim Sawaia e expositor Saexi Santo Expedito levou dois prêmios de destaque. A matriz sagrou-se Grande Campeã e de reservado melhor úbere da exposição nacional. A reservada Grande Campeã foi Brasileira da Fazenda JR do criador e expositor Rogério Naim Sawaia
 
Ranking de criadores – A partir da somatória dos pontos dos animais, existem os campeonatos de melhor criador e melhor expositor de cada evento. No Simental Corte, Wanderley Berté foi o melhor criador e expositor desta 30ª. nacional.  No Simental Leite, Rogerio Naim Sawaia sagrou-se melhor criador e melhor expositor das nacionais. Já no Simbrasil, os títulos foram para Aramis Sergio Beltrami e no gado Simlandês, novamente, Rogerio Naim Sawaia conquistou os títulos de maior expositor e melhor criador. 
 
Sucesso em 2021 e 2022, o modelo virtual, é o único que realmente possibilita a participação de todos os criadores do Brasil, podendo genuinamente, ser chamado de “nacional”. Nesse formato, podem aderir criadores de todos os Estados, inclusive aqueles que com barreiras sanitárias, que impedem o transporte; como também criadores que estão em regiões mais afastadas de centros onde ocorrem os eventos físicos. Além de selecionadores tradicionais, o modelo virtual motiva também criadores de menor porte ou ainda os que estão iniciando seu rebanho. 
 
O julgamento da nacional virtual também é interativo. Além do jurado oficial, os técnicos da raça, criadores e demais interessados podem inscrever-se no site da associação para fazer a avaliação dos animais. Implantado pela entidade, o modelo avaliação global de julgamento, permite que além dos vídeos, os criadores tenham acesso aos demais dados dos animais para embasarem tecnicamente suas escolhas. Saiba mais no site www.simentalsimbrasil.org.br.
 
Resultado Simental Corte
Resultado Simental Leite
Resultado Simbrasil
Resultado Simlandês

 

Parceiros