Início / ABCRSS / Eterno Presidente

Nosso eterno Presidente Veja aqui alguns depoimentos.

Presidente Agostinho Caiado FragaAgostinho Caiado Fraga, Fraguinha, nasceu no dia 30 de abril de 1929 na pequena cidade de Muqui-ES, cenário de toda sua história. Filho de Agostinho Fraga e Aureslina Caiado Fraga. Em meados de 1933, mudaram-se para a Fazenda dos Alpes do Sr. João Vieira da Fraga, seu avô paterno. E no ano de 1935, já seguia os irmãos mais velhos Ary e Almir, que ajudavam ao seu pai a ordenhar às vacas da fazenda do avô Janjão. Era notório o grande interesse na lida com o gado, e em 1936 já tinha suas vacas preferidas, Barrosa e Parreira, que coincidentemente ou não, eram Simental, filhas do touro Presente.

Deus dá a cada um de nós talentos que naturalmente se manifestam no tempo apropriado. Com Fraguinha não foi diferente, desde menino já demonstrava o dom para a seleção e cria de animais. Era um zootecnista nato e inteligente, embora nunca tivesse gostado de estudar de forma clássica nas escolas.

Visionário e ao mesmo tempo idealizador. Na década de 50, foi chamado de louco quando iniciou, em sua Fazenda SABIÁ, a recuperação genética do sangue de Simental, através de uns poucos remanescentes e descendentes dos animais importados pelo Governo no início do Século XX.

Lutou e criou o Registro Genealógico e a Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental. Conseguiu, vencendo muitas dificuldades, o reconhecimento da raça Simbrasil. Disseminou as duas raças pelo Brasil. Com prudência, resolveu contendas regionais. Desprezou interesses pessoais. Priorizou o coletivo. Pensou no Brasil, acima de tudo.

Fraguinha não é somente um nome nas raças Simental e Simbrasil. Seu trabalho por essas raças beneficiou toda a pecuária brasileira. Viajou o mundo e nunca se deslumbrou com o que viu lá fora, acreditava na capacidade e nas soluções dos criadores brasileiros para o melhoramento produtivo do rebanho nacional.

Folclórico e carismático, tinha a capacidade de reunir pessoas, contagiando a todos com sua alegria de viver.

Agostinho Caiado Fraga Da história de Agostinho Caiado Fraga, a grande lição que fica é sua determinação e força de vontade ao perseguir seus objetivos, conquistar suas paixões e superar adversidades. Seu caráter inovador, criativo, pioneiro e humorado são marcas do seu carisma e do nome que deu ao Brasil a grande performance do Simental e Simbrasil. Sabiá tem em todos os cantos do país e seu legado é um patrimônio indestrutível.

Parceiros