Início / Notícias

Simental na Megaleite 2009

Com a produção de 50,385 quilos de leite por dia, a vaca Dançarina da Batatais, da Fazenda Sesmaria, de Amparo (SP), foi a vencedora do concurso leiteiro da raça simental na Megaleite 2009, em Uberaba (MG).
Alem da 3ª Exposição Ranqueada de Simental de Dupla Aptidão, a Megaleite de 2009 reuniu a 20ª Exposição Nacional da Raça Girolando, 11ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais, 3ª Mega Regional da Raça Sindi e Mostra Especial de Guzerá Leiteiro.
Durante os 14 dias da mostra (21 de junho e 5 de julho), mais de 50 mil visitantes passaram pelo Parque Fernando Costa para ver de perto os 1.858 animais das raças simental, girolando, gir leiteiro, guzerá leiteiro, holandês, jersey e sindi, que participaram das pistas de julgamento e dos torneios leiteiros. Os 28 leilões de gado leiteiro realizados pelos criadores das várias raças movimentaram cerca de R$ 10 milhões em vendas diretas, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Donato Dias Filho.
Para o simental a mostra de animais e o torneio leiteiro realizado na Megaleite são de grande importância para a divulgação da raça, segundo o criador e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raças Simental e Simbrasil, José Henrique Aleixo, organizador da mostra em Uberaba. "No Brasil temos uma ótima genética de simental de dupla aptidão, ideal para o cruzamento com todas as raças leiteiras. Então, nada melhor do que mostrar esta capacidade de melhoramento da produtividade do rebanho de todas as outras raças através do cruzamento com simental. Só na heterose proporcionada por este cruzamento podemos aumentar em 25 por cento o ganho dos produtores.", garante Aleixo.

Campeãs
No Torneio Leiteiro da Raça, na categoria vaca precoce a vencedora foi Iva da Sesmaria do Criatório da Fazenda Sesmaria (Amparo-SP) e propriedade da Santa Andrea Agropecuária (Itararé-SP), que produziu a média de 43,468 kg/leite/dia. Na categoria vaca jovem a vencedora foi Gessy da Batatais, com produção de 32,208 kg/leite/dia, animal de propriedade de José Henrique Aleixo (Batatais-SP). Na principal categoria do torneio, a de vaca adulta a grande campeã foi Dançarina da Batatais, da Fazenda Sesmaria que produziu 50,385 quilos/leite/dia. Também da Sesmaria é a campeã vaca longeva, Volumosa da Santa Eulália, que aos 11 anos de idade, nesta Megaleite produziu 44,045 quilos/leite/dia.
Segundo Alan Fraga, presidente da Associação Brasileira, a média de produção de todas as vacas adultas que participaram do torneio foi de quase 40 quilos de leite por dia (39,356 quilos/leite/dia). "Resultado extraordinário, considerando que o simental é uma raça de dupla aptidão que além do leite produz grande quantidade de carne, agregando valores extras à atividade leiteira", garante ele.
Além do torneio leiteiro, os animais foram julgados em pista pelo médico veterinário e jurado oficial da raça, Plínio Paganini Filho. A grande campeã da Megaleite 2009, foi a vaca Edma da Batatais, propriedade do condomínio formado pela Fazenda Sesmaria e Santa Andréa Agropecuária. A reservada de grande campeã foi Dançarina da Batatais, da Fazenda Sesmaria e a terceira melhor fêmea foi Iva da Sesmaria, da Santa Andréa Agropecuária.
Os três melhores criadores foram, pela ordem, José Henrique Aleixo (Batatais-SP), Santa Andrea Agropecuária (Itararé-SP) e Ingo e Eunice Kalder (São Carlos-SP). E Magim Rodriguez Junior (Fazenda Sesmaria, de Amparo-SP), Wagner Bonetti (Pecuária Bonetti de Itapetininga-SP) e José Henrique Aleixo foram os três melhores expositores da Megaleite 2009.

 

Parceiros